sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O Reino de Deus está entre nós

Amigos, o Reino de Deus está entre nós.

Que quer isto dizer?
De que forma isto se revela em nós no nosso dia-a-dia?
Esta novidade transforma-nos?
Quanto tempo dispensamos para descobrir a presença do Reino entre nós?

Para e lê: Is 60; 61

No livro do profeta Isaias, ele anuncia a Jerusálem, povo de Deus, que está a chegar aquele que é Luz. Anuncia a chegada daquele que hoje conhecemos como Jesus. Anuncia que Jesus vem para iluminar, para guiar Jesusálem. Desde cedo nos habituamos a chamar ao povo de Abraão o povo de Deus. Esse povo a quem Deus viria a prometer uma terra à qual foram levados por Moisés. É a esse povo que que Isaías anuncia a vinda de Jesus. Esse povo do qual também nós fazemos parte. Nesse a quem Isaias chama o ungido de Deus, o enviado de Deus, Isaias coloca toda a esperança. Quando a sua presença se manifestar todos os povos o seguirão e a paz reinará. Ele nos trará a salvação, a presença do Reino de Deus entre nós.

Para e lê: Lc 4

Este Jesus anunciado pelos profetas como Rei nasce na humildade de servo. Este Jesus que crescia em estatura e sabedoria tinha-se revelado no seu crescimento de graça perante os Doutores do Templo. Agora, em plena sinagoga, onde iria habitualmente como qualquer Judeu do seu tempo, revela-se como o ungido de Deus anunciado pelos profetas. Ele ungido, enviado por Deus à humanidade, inicia assim a sua missão. Ele, o próprio Deus encarnado, Deus filho, vem na humildade da nossa condição humana trazer-nos a salvação. Ele, é a presença do Reino, ali, o Deus Amor.

E hoje?

Somos seguidores não de um morto mas de um vivo, de um Jesus ressuscitado que comungamos. Hoje o reino de Deus permanece entre nós quanto mais formos capazes de viver em comunão. Aquela comunhão do Corpo presente no sacrário das igrejas e que nos deve fazer Igreja. Sempre que fazemos esse gesto devemos lembrar-nos de que o Reino de Deus é um Reino de comunhão, de partilha, de vida. Aquela comunhão é aceitação da presença de Cristo em nós, presença que se deve manifestar de forma concreta, em cada dia, com todos os que nos rodeiam.

Precisamos de procurar esta relação com Jesus, na Sua Palavra, na Celebração da Eucaristia que é comunhão e nos ensina à comunhão. Esta comunhão tem que ser partilha do Amor deste Jesus em cada dia com cada pessoa com quem nos cruzamos. Temos que ser este Deus para os outros e reconhecer nos outros a presença de Deus. É assim, com esta presença concreta de Deus em nós que realizamos a promessa do Reino de Deus, hoje, aqui, ainda antes da eternidade que ainda não conseguimos compreender.

1 comentário:

Anónimo disse...

olá Tiago, já tive a ver o blog e está fixe.

até sabado, joana