sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

História de uma relação contínua...

Durante a História do Povo de Deus, a História da Salvação, Deus constrói uma relação com o Seu povo à qual chamamos aliança. Esta história começa com Abraão, o Pai de todos os crentes. Ele foi o primeiro homem a acolher o Amor de Deus. Foi o primeiro crente, o primeiro homem com fé num Deus único. Nesta relação de Amor Deus promete a Abraão uma descendência, promete a Abraão formar através dele um povo. Abraão acolhe com confiança a missão de passar a sua fé a esse povo. Através dele o povo sente a presença de Deus.

A história leva o povo de Deus ao Egipto onde foi escravizado. Lá eram obrigados a trabalhar para o povo Egípcio que os maltratava. No meio do sofrimento, era para eles, e também para nós, difícil sentir a presença de Deus. Com certeza que a fé de muitos já estava enfraquecia. Deus nunca abandona o Seu povo e chama Moisés para o resgatar do Egipto. Moisés nasceu do povo de Deus, apesar de ter vivido como Egípcio. Ele protegia o Seu povo e por causa disso foi obrigado a fugir do Egipto. Moisés, apesar de não confiar nas suas forças, confia em Deus que o envia ao Egipto para salvar o povo. Moisés, guiado por Deus, conduz o povo até à terra que lhes estava prometida. Também este caminho foi difícil e foram muitos os que vacilaram na sua confiança em Deus e preferiam voltar ao Egipto. Mas Moisés não perde a sua relação com Deus e continua a escutá-lo. Deus ouve as suas orações e envia-lhe a força que necessita para continuar. Deus envia-lhes a água que brota da rocha e o pão do céu que não mata apenas a fome e a sede mas também recupera a confiança do povo.

Deus escolhe para o Seu povo através de Samuel um rei que governe com sabedoria.
Através de profetas como Samuel, Elias e Ezequiel, Deus manifesta-se presente e conduz o povo. Eles anunciam que há-de vir o salvador. A vinda desse salvador, o Messias, Jesus, foi por fim anunciado por João Baptista.

Eis que por fim nos chega o Salvador, Jesus. Ele veio para renovar a aliança de Deus com o Seu povo. Ele é a própria palavra do Deus Pai. Vem estabelecer uma nova relação com o povo onde o Amor se revela para todos. Ele vem realizar no meio dos Homens o Amor que Deus manifestou sempre ao longo de toda a História da Salvação. Veio para que esse amor seja acolhido no coração dos homens e seja partilhado. Se fizermos como Ele nos ensinou seremos sempre sinais da presença de Deus.

Sem comentários: